Conceituar sem utilizar exemplos

No primeiro sábado (04) deste mês, participei do Seminário de Alinhamento Teórico (SAT 2019) do Programa Fundamental do Clã Moy Jo Lei Ou, sob orientação do Sifu. O objetivo era o de, como o nome indica, alinhar o entendimento e o discurso sobre as categorias fundamentais do Ving Tsun. A partir do que se definisse no encontro, montaríamos uma apostila com os termos trabalhados para ser apresentado ao Programa Fundamental da MYVT.
(Na foto, da esquerda para a direita: Daisihing Leo Reis, sihing André Guerra e sifu Julio Camacho)

Tenho a impressão de ter em mim uma tendência de sempre esperar algo de diferente nas experiências pelas quais eu passo. Dito isso, o SAT foi uma ótima forma de “voltar à ativa”, uma vez que o evento tratou de temas que estão constantemente presentes no universo da Vida Kung Fu. Mas, o que mais me chamou a atenção durante o SAT, foi uma certa quebra dessa expectativa do “novo”, uma vez que, ainda que não fosse o objetivo do seminário, esperava dele algo…novo. Quer dizer, a novidade do SAT é que, praticamente, nada lá era substancialmente novo, apesar das abordagens serem completamente outras. A grande dificuldade era a de tentar explicar algo sem imediatamente associar à alguma prática do cotidiano do mogun.
(Na foto, membros do clã Moy Jo Lei Ou durante a realização do SAT 2019)

O ato de revisitar termos e conceitos que não me eram estranhos fez eu me sentir parte da família de volta. A “graça” de toda essa tautologia presente no SAT 2019 é que ela em momento algum foi totalmente tautológica. Quer dizer, sempre tinha (e tem) algo de novo ou algo a ser purificado no conceito revisitado. Isso resulta em uma experiência muito rica e ampliada no trato de termos que “sempre estiveram ali”, no convívio da Vida Kung Fu. E a facilidade com que Sifu consegue trabalhar um conceito sem entrar no terreno de outro (apesar das proximidades) é de uma qualidade ímpar.
(Na foto, os membros presentes no SAT 2019)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s